top of page

GALERIA

Instalação do gravador no parque realizado pelo geógrafo Rodrigo.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 15.04.45.jpeg

Um dos pontos em que foi fixado o gravador foi ao lado da nascente, gravado a paisagem sonora durante toda a madrugada.

O gravador ficou dentro de uma caixa para a proteção de chuva e camuflagem, 

Ao adentrar no parque, era difícil a visualização dos animais ...

Mas percebemos a presença deles pelo som.

Caminhar em silêncio pela trilha é benéfico para nós e para a fauna local. A ausência de barulho nos permite apreciar a paisagem sonora e evita assustar os habitantes naturais. Durante a instalação de gravadores, tivemos a sorte de avistar um sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata), um sapo-martelo (Callithrix penicillata) e uma cotia (Dasyprocta azarae).

Explorando os sons do Parque do Matão, criamos um painel da "Orquestra da Natureza". Equipado com QR codes, ele permite aos visitantes identificar e apreciar os sons naturais do parque.

WhatsApp Image 2024-03-15 at 15_edited.j

O Grupo Escoteiro Itupararanga, sediado no Parque do Matão, foi pioneiro na utilização e teste do painel "Orquestra da Natureza" para explorar os sons do parque. Contar com o apoio desses desbravadores da natureza foi fundamental.

Expressamos nossa gratidão à Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura, por tornar este projeto uma realidade, e à Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim pela valiosa parceria.

bottom of page